quinta-feira, 9 de agosto de 2012



Moradores temem perder casas após obras em igarapé de Ji-Paraná, RO

Igarapé Pintado, o segundo maior da cidade, será revitalizado.
Famílias que moram no entorno não sabem para onde ir.

O Igarapé Pintado, o segundo maior de Ji-Paraná, RO, será canalizado e urbanizado. Mas, em meio ao projeto do Governo Estadual, que vai reformar o local assoreado, um novo problema preocupa quem mora na região. Apesar das obras estarem previstas para iniciarem neste ano, ainda não há local definido para o remanejamento das familías que residem às margens do igarapé. A prefeitura da cidade também não realizou levantamento sobre o número de casas que poderão ser atingidas com a obra.
Segundo a prefeitura, a área é pública, mas os moradores não confirmam essa informação. "Nós compramos, pagamos, ninguém invadiu essa área aqui", afirma Adelzir Nunes, um dos moradores do entorno do igarapé. Segundo o prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco, uma comissão de engenheiros vai avaliar, nos próximos dias, o impasse para saber quais residências serão retiradas, se as famílias serão indenizadas e quem pagará a dívida.
A empresa responsável pela obra tem prazo de um ano para concluí-la e a reforma deve começar ainda este ano, após o processo licitatório ser aprovado. O assoreamento do local foi causado devido à poluição existente no local.
O governo do estado deve investir R$ 8 milhões para transformar o igarapé em uma área de lazer com praças, pista de caminhada e ciclovia. Enquanto as obras não começam, os moradores da área terão que esperar uma posição da prefeitura.

Nenhum comentário: